Terrae Engenharia

A Terrae Engenharia, fundada em 1991 e sediada em Niterói, é uma empresa de engenharia civil (geotecnia) que atua na área de projetos, consultoria, fiscalização e gerenciamento de obras.

O resultado dessa postura é a garantia de apresentar as melhores soluções de engenharia aos nossos clientes, as quais aliam elevado nível técnico a custos competitivos.

 

Missão da Terrae: “Prestar serviços de engenharia civil, na área consultiva e de construção, com expertise em geotecnia, infra-estrutura e estruturas especiais, dentro de padrões de qualidade e princípios éticos, com o compromisso de desenvolver-se na área do conhecimento para melhor satisfazer as necessidades dos clientes”.

 

A empresa é composta por engenheiros civis com especialização em mecânica dos solos, mestrandos e doutores pela COPPE/UFRJ e com larga experiência em projetos e consultoria.

Hoje a Terrae é uma empresa provedora de soluções em diversas áreas da geotecnia e acredita que por trás do sucesso de muitos empreendimentos, estão o uso de modernas metodologias de projeto e de modelos construtivos capazes de aliar segurança com custos otimizados para o cliente.

 

A Empresa tem um histórico de participação em projetos ligados à ocupação do espaço urbano, já tendo atuado em vários programas da Prefeitura do Rio de Janeiro (Favela-Bairro, Rio-Cidade, Grandes Favelas, Bairrinho e Morar Carioca), do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Reconstrução-Rio, Pró-Moradia e Pró-Sanear), PAC (Governo Federal) e de municípios (Petrópolis ,Piraí, Teresópolis, Cantagalo e Belford Roxo).

 

A partir de 1997, a Terrae Engenharia teve importante atuação na implantação do Parque Tecnológico do Rio de Janeiro (Ilha do Fundão – Campus da UFRJ), ressaltando obras de aterro, escavações e fundações em solos moles, sistema viário, pavimentação e sistemas de drenagem.

 

Com o início das concessões rodoviárias, foi impulsionado dentro da empresa o setor de desenvolvimento de projetos ligados à infra-estrutura, conservação e monitoramento de estradas.

Nos últimos anos tem sido ampliada a atuação da Terrae no setor industrial, com projetos e execução de obras para a ampliação e manutenção de plantas industriais (pavimento, contenção, fundação, reforço estrutural e estruturas especiais).

 

A Terrae tem participado de estudos e projetos de terraplenagem, sistema viário e de obras de infra-estrutura para viabilizar a implantação de loteamentos e condomínios para construtoras e incorporadoras.

Responsável técnico

A responsabilidade técnica fica por conta do Eng. Robson Palhas Saramago,  Mestre e Doutor em Engenharia Civil (Coppe/UFRJ-2002), Prof. Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da DTG (Divisão Técnica de Geotecnia) do Clube de Engenharia, atual presidente da ABMS/RJ, presidente do Comitê de Taludes da ABMS no biênio 2013/2014 e autor do livro "Contenções - Teoria e Aplicações em Obras".