Muros Terrae®

Matéria Revista Fundações
e Obras Geotécnicas

1/29
Reforçando Ideias

Muros Terrae® é um sistema construtivo de muros de contenção composto pela montagem de blocos pré-fabricados através de encaixe a seco, sem nenhum tipo de argamassa ou concreto durante a execução da obra. Este sistema é possível graças ao design exclusivo dos blocos, que se encaixam através de saliências sem necessidade de pinos ou conectores. Os blocos são fabricados por meio de prensagem e vibração, resultando em estruturas resistentes e duráveis.

 

O formato e o peso dos blocos permitem o seu fácil transporte na obra por operários, além de sua montagem manual com extrema rapidez. Uma vez montados, formam muros de contenção com floreiras para o plantio de vegetação ou com face ondulada, resultando em obras de alto valor estético e que não agridem o meio ambiente. Para muros de alturas grandes ou submetidos a sobrecargas, o sistema utiliza a técnica de solo reforçado, onde elementos de reforço são inseridos no aterro (geogrelhas da marca Fortrac de poliéster ou PVA, fabricadas pela Huesker Ltda.) permitindo a construção de muros de contenção com praticamente qualquer altura. 

Representante Comercial no Estado do Rio de Janeiro: 

Geomaks Comércio de Geossintéticos Ltda 

Contato: Engenheira Maria Francisca

Telefone: (21) 2209-0777

Celular: (21) 99451-2791

Software Forterrae®

O que é o ForTerrae ?

 

ForTerrae é um programa computacional desenvolvido para a análise e o dimensionamento de estruturas de contenção em solo reforçado com Geogrelhas Fortrac e face em Blocos Segmentais Terrae. Maiores informações sobre os Muros Terrae podem ser encontradas na internet na página da Huesker Ltda (www.huesker.com.br).

 

O programa foi desenvolvido pela empresa de software DynamicCAD. ForTerrae é um programa de distribuição e utilização livre e permite a análise e o dimensionamento de Muros Terrae de forma extremamente rápida através de uma ferramenta poderosa de cálculo e uma interface que fornece diretamente seções transversais em ambiente CAD. O programa possui ainda acoplado um programa básico de CAD que permite a edição e a impressão dos perfis gerados, além do salvamento em arquivos tipo dwg ou dxf para posterior utilização em programas CAD.

O programa alia a simplicidade no uso para as situações normais a bancos de dados com informações sobre propriedades dos blocos, das geogrelhas, solos e compactadores utilizados. O usuário pode utilizar solos e compactadores padrões ou incluir novos nos bancos de dados. O programa segue uma seqüência de cálculo lógica e simples para dimensionamentos rápidos, mas que pode ser adaptada e modificada por projetistas mais experientes para as mais diversas situações.

 

Como qualquer ferramenta de cálculo, os resultados devem ser sempre analisados por um engenheiro projetista experiente, e a utilização dos resultados do programa para a execução de obras deve ser aprovada pelos responsáveis técnicos pelo projeto e pela execução da obra. O usuário deve ler e aceitar os termos de licença e utilização do programa que aparecem na tela ao se iniciar o ForTerrae.

 

Quais as metodologias de cálculo utilizadas no ForTerrae ?

 

O programa foi desenvolvido para ambiente Windows (Windows 98 ou posterior), sendo a entrada de dados e a análise feitas em ambiente gráfico com a entrada direta de valores e/ou com a utilização de bancos de dados com valores pré-definidos.

 

O dimensionamento é feito em duas etapas distintas. Para o dimensionamento externo da estrutura em solo reforçado são realizadas análises de equilíbrio ao deslizamento e ao tombamento e o cálculo das tensões na base do muro. No dimensionamento externo o usuário define a geometria do muro, presença de nível d’água e carregamentos na superfície, além dos parâmetros do solo a ser contido pelo muro e os parâmetros do solo reforçado do muro propriamente dito. Para satisfazer o equilíbrio externo o usuário define um comprimento de reforço “B” que atente aos fatores de segurança desejados.

 

Definido o comprimento de reforço e a geometria do muro, o dimensionamento interno dos reforços é feito pelo método de Ehrlich e Mitchel (1995), que leva em conta os efeitos da rigidez do solo e do reforço bem como a influência da compactação do solo. Para o dimensionamento dos reforços o usuário escolhe uma ou mais geogrelhas que pretende utilizar e define o tipo de compactador. O programa calcula a posição, o espaçamento e a geogrelha mais adequados, procurando sempre otimizar a solução para espaçamentos de 0,60 m. A partir do cálculo realizado automaticamente o usuário pode retornar à página anterior para definir outros tipos de geogrelha ou alterar diretamente na tabela de resultados os espaçamentos e as geogrelhas utilizadas de modo a padronizar o projeto ou adequá-lo às suas preferências.