Muros TerraeÂŽ
Matéria Revista Fundações
e Obras Geotécnicas
Reforçando Ideias
Muros TerraeÂŽ ĂŠ um sistema construtivo de muros de contenção composto pela montagem de blocos prĂŠ-fabricados atravĂŠs de encaixe a seco, sem nenhum tipo de argamassa ou concreto durante a execução da obra. Este sistema ĂŠ possĂvel graças ao design exclusivo dos blocos, que se encaixam atravĂŠs de saliĂŞncias sem necessidade de pinos ou conectores. Os blocos sĂŁo fabricados por meio de prensagem e vibração, resultando em estruturas resistentes e durĂĄveis.
O formato e o peso dos blocos permitem o seu fåcil transporte na obra por operårios, alÊm de sua montagem manual com extrema rapidez. Uma vez montados, formam muros de contenção com floreiras para o plantio de vegetação ou com face ondulada, resultando em obras de alto valor estÊtico e que não agridem o meio ambiente. Para muros de alturas grandes ou submetidos a sobrecargas, o sistema utiliza a tÊcnica de solo reforçado, onde elementos de reforço são inseridos no aterro (geogrelhas da marca Fortrac de poliÊster ou PVA, fabricadas pela Huesker Ltda.) permitindo a construção de muros de contenção com praticamente qualquer altura.
Representante Comercial
no Estado do Rio de Janeiro:
Geomaks Comércio de Geossintéticos Ltda
Contato: Engenheira Maria Francisca
Telefone: (21) 2209-0777
Celular: (21) 99451-2791
Representante Comercial fora do
Estado do Rio de Janeiro:
Contato: Engenheiro Paulo Brugger
Celular: (12) 99191-7764
Email: paulo@brugger.eng.br
Software ForterraeÂŽ
O que é o ForTerrae ?
ForTerrae é um programa computacional desenvolvido para a análise e o dimensionamento de estruturas de contenção em solo reforçado com Geogrelhas Fortrac e face em Blocos Segmentais Terrae. Maiores informações sobre os Muros Terrae podem ser encontradas na internet na página da Huesker Ltda (www.huesker.com.br).
O programa foi desenvolvido pela empresa de software DynamicCAD. ForTerrae é um programa de distribuição e utilização livre e permite a análise e o dimensionamento de Muros Terrae de forma extremamente rápida através de uma ferramenta poderosa de cálculo e uma interface que fornece diretamente seções transversais em ambiente CAD. O programa possui ainda acoplado um programa básico de CAD que permite a edição e a impressão dos perfis gerados, além do salvamento em arquivos tipo dwg ou dxf para posterior utilização em programas CAD.
O programa alia a simplicidade no uso para as situações normais a bancos de dados com informações sobre propriedades dos blocos, das geogrelhas, solos e compactadores utilizados. O usuário pode utilizar solos e compactadores padrões ou incluir novos nos bancos de dados. O programa segue uma seqüência de cálculo lógica e simples para dimensionamentos rápidos, mas que pode ser adaptada e modificada por projetistas mais experientes para as mais diversas situações.
Como qualquer ferramenta de cálculo, os resultados devem ser sempre analisados por um engenheiro projetista experiente, e a utilização dos resultados do programa para a execução de obras deve ser aprovada pelos responsáveis técnicos pelo projeto e pela execução da obra. O usuário deve ler e aceitar os termos de licença e utilização do programa que aparecem na tela ao se iniciar o ForTerrae.
Quais as metodologias de cálculo utilizadas no ForTerrae ?
O programa foi desenvolvido para ambiente Windows (Windows 98 ou posterior), sendo a entrada de dados e a análise feitas em ambiente gráfico com a entrada direta de valores e/ou com a utilização de bancos de dados com valores pré-definidos.
O dimensionamento é feito em duas etapas distintas. Para o dimensionamento externo da estrutura em solo reforçado são realizadas análises de equilíbrio ao deslizamento e ao tombamento e o cálculo das tensões na base do muro. No dimensionamento externo o usuário define a geometria do muro, presença de nível d’água e carregamentos na superfície, além dos parâmetros do solo a ser contido pelo muro e os parâmetros do solo reforçado do muro propriamente dito. Para satisfazer o equilíbrio externo o usuário define um comprimento de reforço “B” que atente aos fatores de segurança desejados.
Definido o comprimento de reforço e a geometria do muro, o dimensionamento interno dos reforços é feito pelo método de Ehrlich e Mitchel (1995), que leva em conta os efeitos da rigidez do solo e do reforço bem como a influência da compactação do solo. Para o dimensionamento dos reforços o usuário escolhe uma ou mais geogrelhas que pretende utilizar e define o tipo de compactador. O programa calcula a posição, o espaçamento e a geogrelha mais adequados, procurando sempre otimizar a solução para espaçamentos de 0,60 m. A partir do cálculo realizado automaticamente o usuário pode retornar à página anterior para definir outros tipos de geogrelha ou alterar diretamente na tabela de resultados os espaçamentos e as geogrelhas utilizadas de modo a padronizar o projeto ou adequá-lo às suas preferências.